Quais são os limites de uso do Blogger


O Blogger oferece uma boa estrutura para quem deseja ter um blog, mas isso também implica em um limite. Alguns desses limites podem influenciar diretamente no desempenho e no layout do blog, por isso é importante conhecê-los.

Limites da conta


Sobre os limites da conta, vale lembrar que o Blogger permite que o usuário tenha até 100 blogs por conta e, para aqueles que pretendem ter um blog privado ou restringir os comentários apenas para membros, cada blog poderá ter até 100 membros adicionados.

Limite de dias para a recuperação de um blog excluído


Se excluir seu blog, você terá até 90 dias para recuperá-lo. Depois disso, o blog é removido completamente e o endereço ficará disponível para outros usuários registrarem.

Limites das postagens e dos marcadores


Quanto às postagens, não há um limite. Você pode criar quantos posts quiser, mas ao atingir um número, aproximadamente, acima de 30 artigos publicados em um mesmo dia, por segurança, o captcha será ativado, e, para prosseguir, você será obrigado a inserir o código e confirmar. Entretanto, cada postagem poderá ser marcada com até 20 marcadores, limitando-se a dois mil marcadores exclusivos por blog. Para gerenciá-los melhor, você poderá ver como inserir, editar e excluir marcadores no Blogger.

Se você usa um modelo do Blogger, é possível editar, por meio do painel do Blogger, a quantidade de posts que são exibidos na primeira página. O limite é de 500 postagens ou de 500 dias na página principal, lembrando-se que esse número pode ser reduzido em razão do tamanho da página. O que também não é recomendado.

Limites das páginas


Diferente das postagens, você conseguirá criar apenas 20 páginas por blog. Porém, elas também obedecem ao limite de tamanho da página.

Limites de tamanho da página


Contudo, para melhorar o desempenho do blog, as páginas individuais são limitadas a 1 MB de tamanho. Esse limite não parece ser uma regra rígida, mas blogs que possuem muitas imagens, muitos posts na página inicial, vários gadgets e widgets na barra lateral, entre eles players de música, podem ter o carregamento do blog afetado. Por isso, é importante testar o tempo de carregamento do seu blog. Já que o Blogger irá considerar a quantidade de conteúdo enviada para o seu navegador e, dependendo da quantidade de HTML e do número de imagens, a página terá problemas para ser completamente carregada.

Limites dos comentários


Não há limitação nos comentários, entretanto, um velho problema no Blogger limita o carregamento quando a página atinge 200 comentários. Além disso, outro probleminha é limitação na exibição de caracteres dos comentários na área de moderação. Se você recebe comentários muito grandes em seu blog, já deve ter percebido que não é possível ler tudo o que o comentarista escreveu antes de aprovar. Isso quer dizer que, ou você aprova o comentário confiando que o leitor não escreveu nenhuma besteira ou, então, aprova e vai terminar de moderar no post publicado. Enfim, a área de comentários do Blogger continua deixando a desejar.

Limites de espaço de armazenamento


O espaço oferecido gratuitamente para que você armazene as imagens do seu blog é de até 5 GB. Mas, se você tiver atualizado o seu perfil do Blogger para o Google+, o Google permite 15 GB de espaço de armazenamento compartilhado entre os serviços do Gmail, do Google Drive e das fotos do Google Plus. Se você usa o Blogger Mobile para postar, terá disponível um limite de 250 KB por foto.

Limites de caracteres


Algumas opções de descrição possuem uma quantidade de caracteres limitados. Por exemplo:

Descrição do blog: 500 caracteres;
Metatags: 150 caracteres;
Informações do perfil: 1.200 caracteres.

Limite na personalização da URL


Há algum tempo atrás o Blogger liberou a personalização da URL, eliminando o limite de 80 caracteres e permitindo que o blogueiro pudesse escolher os caracteres que seriam inseridos. Mas ainda falta algo. Hoje, ainda não é possível personalizar completamente a URL e, aqueles que possuem um blog no Blogger, precisam submeter seus posts à definição de ano e mês, o que no WordPress é possível configurar.

Perfil do Blogger


O Google vem incentivando o uso do perfil do Google+, mas também é possível usar o perfil do Blogger. Entretanto, se você associar o seu perfil do Blogger ao do Google+, terá apenas 30 dias para desfazer a associação.


Em alguns aspectos o Blogger possui limites bem generosos, como a opção de ter 2000 marcadores. Contudo, outros limites podem não agradar muito. E, é isso que gostaria que você compartilhasse: Qual é o limite imposto pelo Blogger que não atende a sua necessidade?

3 comentários:

António Je. Batalha disse...

Estive a ver e ler algumas coisas, não li muito, porque espero voltar mais algumas vezes,mas deu para ver a sua dedicação e sempre a prendemos ao ler blogs como o seu. Se me der a honra de visitar e ler algumas coisas no Peregrino e servo ficarei radiante, e se desejar deixe um comentário. Abraço fraterno.António.

Unknown disse...

Valew amigo pela visita,
você sempre será bem vindo no blog,
fique a vontade..

abraço Gean Helmer

Tuco disse...

Bacana seu blog, bastante conteudo interessante, parabéns pela dedicação!

Postar um comentário