O Google oferece três opções de recuperação de conta. E é muito importante que essas opções sejam preenchidas com informações corretas, confiáveis e fáceis de serem lembradas e acessadas. Lembrando, que também é muito importante que você faça o backup do seu blog com regularidade e conheça os limites de uso do Blogger. Nada de colocar um dado que você nunca pensou antes na vida.
1) Atualize o seu e-mail de recuperação
A recuperação de conta por e-mail é um dos meios mais práticos e rápidos para recuperar uma conta. É importante que você configure um e-mail que use com frequência e que seja seguro. Um erro muito comum entre os usuários é configurar endereços de e-mails que não são utilizados e que foram criados recentemente.
Além disso, alguns provedores de e-mail estão cancelando contas que não tiveram acessos nos últimos três meses. Isso significa que, se você configurou um e-mail, por exemplo, do Yahoo ou do Hotmail para recuperar a conta, mas nunca mais entrou nesses e-mails, você corre o risco de, um ano depois, quando precisar recuperar, não ter mais acesso a esse e-mail. Simplesmente, porque a empresa cancelou e disponibilizou novamente para registro. Já vi isso acontecer várias vezes e, por sorte, alguns usuários conseguiram recuperar essas contas do Yahoo ou Hotmail e receber as informações de recuperação da conta do Google.
2) Atualize o seu número de celular
Tem gente que troca de celular que nem troca de roupa. E, normalmente, só descobrimos que a pessoa trocou o número do celular, outra vez, quando mais precisamos falar com ela. Isso já aconteceu com você? Não é por acaso que estamos muito próximos de ter um número de celular para cada habitante no mundo, quer dizer, 7 bilhões de linhas. Além do mais, nunca é demais ter mais de uma opção de recuperação de conta. Ela pode ser útil quando você menos espera! Mas é importante, que o número esteja devidamente atualizado, do contrário, você não conseguirá recuperar a conta por essa alternativa.
3) Se necessário, preencha o formulário
O formulário de recuperação de conta é a opção mais complexa. Chegar nesta etapa, na minha opinião, é quase 99% de chances de não conseguir recuperar o blog. As informações solicitadas precisam ser o mais exatas possíveis, entretanto, são informações que nem sempre temos à mão ou que muito menos temos condições de lembrar. Por exemplo, você consegue responder de cabeça quando foi que criou o seu e-mail de acesso ao blog? Não né! E se você tiver excluído aquele e-mail de boas vindas quando criou a conta, será mais difícil ainda saber o dia, o mês e o ano, desse tão importante evento para o seu blog.
Como atualizar esses dados
Faça login na sua conta em accounts.google.com e clique na aba segurança. Em seguida, na caixa de recuperação e alertas, clique para editar:
- Telefone de recuperação
- E-mail para recuperação de senha
Manter essas informações atualizadas poderão salvar o seu acesso ao blog. Não deixe para amanhã! Veja qual o e-mail e qual o telefone que estão configurados como opções de recuperação da sua conta. Não conte com a sorte e, muito menos, com a sua memória. Pois as perguntas do formulário são difíceis de acertar com precisão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário